Aviso

Arena do Grêmio - Um Estádio de Espírito

sobrecapa arena4-1 internetO livro é a biografia da nova casa do Imortal Tricolor. Como toda biografia que se preza, começa antes da gestação, retrocedendo até o momento em que o novo estádio começou a concebido. Cada reunião, cada nova ideia, cada alteração contratual, tudo é discutido, explicado e exemplificado em minúcias ao longo das 324 páginas da obra, produzida em formato luxo.

Arena do Grêmio – um estádio de espírito, Embora tenha muitas páginas de texto,  é, acima de tudo, um amplo álbum fotográfico: um documentário visual de alta qualidade, registrando passo a passo, da primeira estaca à última peça da cobertura, todo o processo de construção da fabulosa Arena tricolor.

O livro, como um time e sua torcida, tem 12 capítulos. Dois deles são históricos: um revela toda a trajetória urbanística do bairro Humaitá, o futuro “corredor de desenvolvimento” da capital; o outro, narra em detalhes a história da Baixada e do Olímpico Monumental, os dois primeiros e gloriosos estádios do Grêmio. Tudo para deixar claro que, ao contrário de certas outras agremiações, o Grêmio sempre teve um lugar para chamar de seu. E sempre comprou os terrenos onde ergueu suas casas. E nunca usou dinheiro público para fazê-las.... Trata-se, afinal, de um clube que tem brios!

Arena do Grêmio – um estádio de espírito apresenta o estádio de uma forma como ele nunca foi visto e, provavelmente, é o melhor e mais completo livro já produzido no Brasil sobre a construção de uma praça esportiva.

O projeto foi concebido e realizado por Eduardo Antonini em associação com a editora Buenas Ideias. Os textos são de Eduardo Bueno; a edição é de Eduardo Bueno e Eduardo Antonini.

As fotos são de Fernando Bueno e Dudu Contursi e de vários outros colaboradores. A direção de arte é de Ana Adams e a coordenação geral do projeto foi feita por Fernando Bueno.

Arena do Grêmio – um estádio de espírito será lançado no dia 12 de dezembro na Arena.